Ads 468x60px

Erros que o estagiário não pode cometer

Estou postando essa importante informação que meu parceiro Nestor postou em seu Blog Segurança do Trabalho NWN onde vai esclarecer muitas duvidas dos leitores do Blog Dicas de Segurança.


          O período de estágio é uma chance de ouro para colocar em prática o que se aprendeu na teoria em sala de aula, e com isso aprender ainda mais. Só que muita gente acaba se perdendo dentro do estágio, e quando o mesmo está terminando a pessoa vê que não aprendeu nada, e acaba indo ao mercado de trabalho totalmente despreparada.
          Essa postagem trata dos erros mais comuns cometidos pelos estagiários, e tem também algumas dicas muito interessantes a respeito desta faze tão importante da formação profissional.
         Sugiro que se estiver em período de estudo ou estágio, imprima essa postagem, ela será muito útil quando fraquejar ou se sentir desmotivado no período de estágio.


Onde estagiar?

Quando estiver escolhendo onde estagiar, opte pelo lugar onde terá a chance de trabalhar de fato.

Estágio remunerado

É uma faca que corta para os dois lados. Muita gente se esquece que o período de estágio é para aprender a profissão na prática, e só pensam no dinheiro. E por causa da remuneração acabam não escolhendo direito o lugar onde irá estagiar, resultado, passam o estágio inteiro fazendo apenas serviços burocráticos. E trabalhar na prática (que é o que interessa) acaba não acontecendo.

A dica

Não é por que o estágio é remunerado que tem que aceitar qualquer vaga. Lembre-se, o período de estágio deve ser aproveitado ao máximo para que de fato se consiga um aprendizado prático.
        Quando for estagiar procure uma empresa que te dará a chance de trabalhar de fato, sendo remunerado ou não! Não aceite estágios que só vão lhe proporcionar trabalho burocrático (digitar, PPRA, PCMSO, entre outros).
Quem faz um mau estágio sofre muito quando chega ao mercado de trabalho, isso é se conseguir chegar...
Existem muitas empresas com estágio remunerado e que proporcionam ótimo aprendizado prático, é como disse acima, escolha com critério e local do estágio, isso é importante para não chorar depois.
Estágio de graça

Tem muita gente que foge desse tipo de estágio. E por isso às vezes até sobram vagas desse tipo em algumas empresas.
É como disse acima: Escolha ou só aceite estagiar se for para trabalhar na prática. Teoria já temos muito em sala de aula. Fazer na prática é o que todo TST em treinamento precisa.

Abra sua mente para aprender
Não seja bicudo! Faça mais do que lhe pedem. Explore todas as boas possibilidades de aprendizado, aprender nunca é demais, e ninguém sabe tudo.

Não se sinta explorado, explore!
Lembro bem que quase ninguém queria estagiar na empresa onde estagiei. Lá o estágio não era remunerado. Seriam 4 meses de estágio, 4 meses trabalhando de graça, 4 meses ganhando só almoço e passagem de ônibus!
Fiz questão de procurar estágio naquela empresa. Tinha ouvido falar que lá tinha muito trabalho, tinha até caso de pessoa que haviam desistido do estágio por conta da alta carga de trabalho e pelo fato da não remuneração.
Fui contratado para estágio e fiquei todo contente. Lá quem fazia DDS eram os estagiários, todo dia tinha DDS. Passava o dia no fazendo trabalho prático, andando nos vários setores da empresa, cobrando os funcionários para usar EPIs, fiz também PPRA, PCMSO, Ficha de EPI, Mapa de Risco, treinamento prático com o sistema fixo de combate a incêndio (hidrantes), e muito mais.
Enquanto alguns colegas de estágio reclamavam do alta carga de trabalho e dos TSTs coordenadores que quase não saíam do escritório, eu aproveitava para aprender.

Minha dica para você depois desse relato não poderia ser outra, trabalhe muito em seu período de estágio. Se o seu coordenador de entupir de trabalho, não reclame, trabalhe! Isso é muito importante para te preparar para seu primeiro emprego na área.
Logo no meu primeiro emprego tive que implantar o SESMT na empresa. E agora te pergunto, e se não tivesse feito um bom estagio, como conseguiria implantar o SESMT da empresa? A resposta é sua...

Não fique colado em quem não quer nada!
Se na empresa onde for estagiar tiverem outros estagiários, cuidado! Não deixe que aqueles que não querem trabalhar te contaminem. Tem muita gente que não gosta de trabalhar, mas gosta de contaminar os outros com a preguiça e com contendas, não caia nessa. Fuja desse tipo de colega, seja no estágio, no emprego ou em qualquer lugar. Esse tipo de pessoa não acrescenta nada!

Não tenha vergonha de perguntar

Parece meio batido dizer isso, mas, lá vai, "ninguém nasce sabendo", então não tem desculpa. Tenha foco. Se o foco do estágio é aprender, então aprenda. Não importa qual pergunta ou a quem tenha que perguntar, desde que não seja inconveniente, tudo vale para conseguir a informação que precisa.

Perder tempo nas redes sociais (Facebook, Orkut, Twitter, etc)

Não abuse da leitura de Emails, navegação sem propósito na internet, e redes sociais. Tudo tem seu tempo, na hora de trabalhar, trabalhe! Não perca a chance de aprender e trabalhar na prática, não jogue a fora a confiança que depositaram em você.

Tenha iniciativa
Um funcionário com iniciativa é tudo que uma empresa quer, portanto, não espere, quando notar algo que precisa ser feito vá e faça! Isso aumentará as chances de ser contratado para uma eventual vaga.

Não seja Irresponsável
Não é por que é somente um estágio, que tem que levar na brincadeira. Leve seu estágio a sério, assuma sua responsabilidade e lembre-se, sua vaga de estagiário poderá até se transformar em uma vaga de emprego!

Não relaxe
Vista-se de acordo com o exigido pela instituição, o jeito que nos vestimos pode transparecer profissionalismo, preguiça, sensualidade, desleixo, sujeira, etc.
Lembre-se nem sempre temos uma segunda chance de causar boa impressão, então capriche no visual (lógico, dentro do que a empresa pede. Não se vista como uma árvore de natal).

Espero que essas dicas contribuam para seu crescimento profissional.


fonte:http://www.segurancadotrabalhonwn.com/


0 comentários:

Postar um comentário