Ads 468x60px

DDS - Proteção das mãos

Você sabia que 41,5% dos casos de acidente com equipes de manutenção envolvem lesões nas mãos? O quê temos feito para melhorar esses números?

Pois é, nossas mãos são órgãos dos mais complexos do corpo humano. Sua sofisticada estrutura é composta por significativa quantidade de nervos, tendões, tecido muscular e ossos que trabalham sincronizadamente.

No trabalho, nossas mãos contribuem decisivamente para nos torar um trabalhador hábil e valioso.

Apesar da grande importância que as mãos representam no desenvolvimento do nosso trabalho e no atendimento das nossas necessidades, a maioria das pessoas não atenta para os cuidados quanto a adequada prevenção contra os riscos.



No nosso trabalho encontramos os seguintes riscos para as mãos: pontos de atrito e enrascamento, pontos de superaquecimento, superfícies rotativas, máquinas de partida automática, adornos e roupas largas e/ou soltas, ferramentas manuais, perigos diversos.

As principais causas de lesões nas mãos são: equipamentos defeituosos, ferramentas danificadas, locais de trabalho inadequados (recursos de apoio e projetos deficientes), tédio ou cansaço e comportamentos de risco (descaso quanto às normas de segurança, não uso de EPI’s ou por simples desatenção ou distração).

Para a proteção das nossas mãos, além do cumprimento das normas e procedimentos de segurança, podemos contar com os seguintes dispositivos de proteção: telas de proteção, grades, interruptor duplo, detetores fotoelétricos e outros mecanismos para libertação rápida.

Sugestões para trabalharmos com segurança:

  • Sempre que puder usar dispositivos apropriados ao inves das maos, faça-o;
  • Ao usar qualquer maquina ou ferramenta rotativa, nao use luvas e certifique-se que todas as acoes foram adotadas para proteger suas maos;
  • Quando tiver que remover uma peca metalica que tenha se desprendido de alguma maquina e se alojado em local de dificil acesso, nao coloque as maos em area de risco, use recurso apropriado;
  • Tenha cuidado com ferramentas cortantes. Execute forca sempre em sentido oposto ao corpo e as mantenha protegidas quando estiverem fora de uso;
  • Ao movimentar qualquer tipo de carga, proteja suas maos para que nao fiquem presas entre objetos;
  • Sempre que o trabalho exigir uso de luvas apropriadas, nunca use luvas alem das medidas de suas maos, no manuseio de produtos quimicos, respeite a compatibilidade da luva com o produto manuseado;
  • Participe dos treinamentos, tire todas as suas duvidas e trabalhe com seguranca.

1 comentários:

Anônimo disse...


Bom,queria falar que me recomendaram esse blog é bom demais,ja li esse post varias vezes e outros,vou recomenda tb,é sempre bom ver recomendações,ouvir falar que tem um site bom ai de rastreamento um tal de http://rastreamento.org alguem ja ouviu falar?sabe me falar se é bom?

Postar um comentário